Parte A
1. Proposição.
2.1.
O poeta pretende celebrar os feitos guerreiros e os homens ilustres que construíram o Império Português do Oriente, as memórias dos Reis que espalharam a Fé e o Império e "devastaram" as terras não-cristãs e, por último, todos os que, devido à grandiosidade das suas obras, se libertaram da lei da Morte.
2.2.
Ter "engenho" e "arte", ou seja, talento e eloquência.
2.3.
"Mais do que prometia a força humana"
2.4.
Os versos referem-se a todos os que, pela grandiosidade dos seus feitos, se libertam da lei da Morte, ou seja, não caem no esquecimento.
3.1
c)
3.2.
"o peito ilustre Lusitano" (atenção: é uma expressão, não é o verso)
3.3.
Neptuno, deus do mar, e Marte, deus da guerra, obedeceram ao "peito ilustre Lusitano", ou seja, aos Portugueses.
4.1.
Oitavas (estâncias de 8 versos).
4.2.
abababcc. Rima cruzada nos seis primeiros versos e emparelhada nos dois últimos.
4.3.
Se/vão/da/lei/da/Mor/te/li/ber/tan
5.
No verso "Mais do que prometia a força humana", encontramos uma hipérbole, figura de estilo que "exagera" a realidade, neste caso, a ação dos "barões ilustres", mostrando que os Portugueses realizaram feitos quase divinos.
Parte B
O texto expositivo deveria referir os seguintes aspetos:
No verso "Mais do que prometia a força humana", encontramos uma hipérbole, figura de estilo que "exagera" a realidade, neste caso, a ação dos "barões ilustres", mostrando que os Portugueses realizaram feitos quase divinos.
Parte B
O texto expositivo deveria referir os seguintes aspetos:
• Episódio do Consílio dos Deuses; personagens em conflito - as divindades mitológicas Vénus e Baco.
• Motivo da discussão: Vénus ser adjuvante dos Portugueses, enquanto Baco está contra a "gente lusitana". Razões que sustentam a posição de Vénus: admirar a coragem dos Portugueses e a sua língua, que lhe lembram as qualidades da gente romana; pretender ser celebrada .
• O facto de a reunião dos deuses, para decidir o futuro do Oriente, mostrar a importância da "gente lusitana", além de vários intervenientes terem enumerado as suas qualidades.
Grupo II
Grupo II
1.1
a) Que eu canto o peito ilustre Lusitano, (sujeito)
b) “Estas causas moviam Citereia,” (complemento direto)
c) “E entre gente remota edificaram / Novo Reino” (complemento direto)
d) “Daqueles Reis que foram dilatando / A Fé, o Império” (complemento direto)
e) “na grande estrela / Que mostraram na terra Tingitana” (complemento circunstancial de lugar)
1.2.
a) 5 / b) 2 / c) 6 / d) 3 / e) 4 / f) 1
2.1
a) conjunção coordenativa copulativa
b) conjunção subordinativa condicional
c) conjunção subordinativa causal
2.2.
a) Se quiseres ler um livro emocionante, lê esta obra.
b) A Isabel não leu o episódio nem escreveu o texto pedido pelo professor.
c) Embora o Rui estivesse doente, ele foi fazer o teste.
d) O livro é tão interessante que o li duas vezes.
2.3.
a) "que encheu de medo os marinheiros!" - oração subordinada adverbial consecutiva
b) "Embora tivessem medo" - oração subordinada adverbial concessiva
c) "que leiam esta história" - oração subordinada substantiva completiva
d) "que também foi poetisa" - oração subordinada adjetiva relativa explicativa
e) "que estudou na aula" - oração subordinada adjetiva relativa restritiva
3.
b)
a) Que eu canto o peito ilustre Lusitano, (sujeito)
b) “Estas causas moviam Citereia,” (complemento direto)
c) “E entre gente remota edificaram / Novo Reino” (complemento direto)
d) “Daqueles Reis que foram dilatando / A Fé, o Império” (complemento direto)
e) “na grande estrela / Que mostraram na terra Tingitana” (complemento circunstancial de lugar)
1.2.
a) 5 / b) 2 / c) 6 / d) 3 / e) 4 / f) 1
2.1
a) conjunção coordenativa copulativa
b) conjunção subordinativa condicional
c) conjunção subordinativa causal
2.2.
a) Se quiseres ler um livro emocionante, lê esta obra.
b) A Isabel não leu o episódio nem escreveu o texto pedido pelo professor.
c) Embora o Rui estivesse doente, ele foi fazer o teste.
d) O livro é tão interessante que o li duas vezes.
2.3.
a) "que encheu de medo os marinheiros!" - oração subordinada adverbial consecutiva
b) "Embora tivessem medo" - oração subordinada adverbial concessiva
c) "que leiam esta história" - oração subordinada substantiva completiva
d) "que também foi poetisa" - oração subordinada adjetiva relativa explicativa
e) "que estudou na aula" - oração subordinada adjetiva relativa restritiva
3.
b)
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